BRANQUEAMENTO DENTÁRIO NO CONSULTÓRIO
A grande diferença do branqueamento dentário no consultório para o ambulatório é a concentração do gel utilizada. Esqueçam as luzes e os lasers, já foi mais que comprovada a sua ineficácia. São meramente decorativos e o segredo está nos químicos utilizados. Na clinica realizamos apenas este procedimento naqueles pacientes que tem a necessidade de obter um resultado muito mais rápido.
Um caso comum é o dos casamentos que frequentemente em cima da hora nos pedem para fazer o branqueamento e não temos tempo de realizar o branqueamento em casa. Outra situação é a dos pacientes que tem um reflexo de vómito aumentado e não toleram o uso das goteiras. Como a concentração dos químicos é muito maior, o dentista realiza um isolamento de todos os tecidos moles, incluindo lábios, vestíbulos, bochechas, e língua com um gel próprio que endurece com a luz ultravioleta. Após estar tudo isolado coloca o gel durante o tempo recomendado para a concentração utilizada e monitoriza sempre o processo, não saindo da beira do paciente.
Os resultados são imediatamente visíveis no final da primeira sessão de branqueamento em consultório. Na maioria dos casos uma só sessão não é suficiente para ter resultados satisfatórios e, note-se que devido à desidratação dentária que ocorre durante o tratamento. No final da consulta os dentes aparentam estar mais brancos do que na realidade estão. Isto deve-se o facto de os dentes estarem secos e quando rehidratam ai já tem a sua cor estabilizada.
A grande vantagem comparativamente com o branqueamento caseiro é a rapidez. Em cerca de 60 minutos, conseguimos obter logo resultados embora, na nossa experiência só após 2 sessões é que conseguimos resultados óptimos.
A desvantagem é que como a concentração do gel é muito maior e o tempo de atuação é curto, atua mais na parte exterior do dente mas, não tem tempo de atuar na parte interior (dentina) e, a dentina é a responsável pela cor do dente. Os estudos também nos indicam que a estabilidade dos resultados é menor do que no branqueamento caseiro.
Outra desvantagem é a possibilidade de sensibilidade após o tratamento. Como é uma mudança muito abrupta, alguns casos referem sensibilidade dentária o que é uma raridade nos casos realizados em casa.