COMO ESCOVAR OS DENTES CORRETAMENTE?
A Escova:
Esta não deve ser nem demasiado dura nem demasiado mole. A nossa recomendação vai para as escovas Curaprox CS5460 Se não conseguir uma destas escovas as da Elgydium e da Sensodine também são bastante boas. Como é óbvio não testamos todas as escovas mas com estas fica bem servido, garantidamente.
As pessoas que tem problemas de sangramento gengival ou de erosão do esmalte, bem como as crianças com menos de 12 anos devem usar escovas de cerdas macias.
Não deve usar a mesma escova por um longo período de tempo. Ela deve ser trocada a cada 3 meses. Atenção também onde guarda a escova. Longe da sanita, bem seca e fechada.
A pasta de dentes
Relativamente à quantidade de pasta não existe benefício em encher a escova de uma ponta à outra. A quantidade igual a uma ervilha é a recomendada pelos estudos.
Quanto ao tipo de pasta a comprar esta deve ter fluor, normalmente 1450ppm de fluor, no caso de dentes hipersensíveis, são recomendadas pastas contendo cloreto de potássio, citrato de potássio, arginina, cloreto de estrôncio e hidroxiapatita (mas não precisa de decorar, as pastas já vem com o rótulo “Para Dentes Sensíveis”)
Se sofrer de sangramento frequente das gengivas, escolha pastas que contenham substâncias antibacterianas (clorohexidina, triclosan ou a nossa preferida Parodontax com bicarbonato).
Um erro comum é escovar os dentes logo depois de comer. Nessa altura os dentes estão mais vulneráveis a sofrer erosão devido à alteração do pH por isso o recomendado é escovar os dentes 30 minutos depois de consumir algum alimento. A não ser quando seja aquele caramelo ou chocolate que fica mesmo colado!
As regras da escovação:
Deve durar pelo menos três minutos.
Deve manter a escova num ângulo de 45 graus em relação aos dentes e à gengiva.
Comece com os dentes da frente, passando gradualmente para os de trás.
Escove os dentes de baixo, de baixo para cima; já os de cima, de cima para baixo.
Escove os molares fazendo movimentos circulares.
Depois de enxaguar a boca, limpe a língua com a escova (e não não é com a parte de trás, é com as cerdas mesmo). Um truque para minimizar o reflexo de vómito é pousar a escova o mais atrás que conseguir e deslizar para a frente. Repetir várias vezes. Este movimento é mais controlado que o movimento de vai-vem e tem mais controlo sobre o vómito.
Fio Dentário ou Fita Dentária
Este vai limpar os espaços entre os dentes onde a escova não chega especialmente onde os dentes tocam uns nos outros. Tem de ser utilizado todos os dias, idealmente depois de todas as refeições.
Escovilhões Interproximais ou Irrigadores de Água
Para finalizar vamos limpar os espaços entre os dentes com um escovilhão interproximal. Estes são mais difíceis de usar e existem vários tamanhos pelo que tem de experimentar qual ou quais se adequam a si. Normalmente só são usados dos caninos para trás. Pois a anatomia dos dentes nesta região deixa bastante espaço entre os dentes e o uso do fio dentário não é suficiente para a correta higienização. Uma alternativa ao escovilhão são os irrigadores de pressão de água como o Waterpick. São muito mais fáceis de usar. São bem mais caros, avariam com alguma facilidade e não são completamente portáteis. Para ter em casa recomendamos para levar para o trabalho são grandes demais.
E Para Finalizar
Devemos passar bem por água para fazer uma boa limpeza mas, temos de deixar que os quimicos das pastas tenham tempo para atuar pois ao passar por água o seu efeito desaparece. Conseguimos isso bochechando com um colutório ou, simplesmente escovando novamente com a escova, desta vez de forma bastante mais simples e rápida. Cuspimos o excesso de pasta e espuma e NÃO SE PASSA MAIS POR ÁGUA.