COMO SE REALIZA A CIRURGIA DE IMPLANTES DENTÁRIOS?
Uma cirurgia de implantes dentários inicia-se sempre pelo diagnóstico. Sem diagnóstico não existe tratamento. Depois de definido o diagnóstico, é dado um orçamento ao paciente com os custos para a resolução do seu caso. Muitas vezes ligam para a clínica ou mandam mensagens a questionar o custo da colocação de um implante. Como é óbvio temos preços médios para fornecer mas, com a ressalva que todos os casos tem de ser estudados individualmente.
Para o diagnósticos, em todos os casos sem exceção o paciente tem de realizar um exame 3D da face com recurso à tomografia cone beam. Este exame serve para ver a parte óssea com grande detalhe e perceber entre várias coisas, se existe alguma situação a ser tratada mesmo que não seja essa a queixa principal. Relativamente ao implante podem observar o vídeo de como fazemos o planeamento do mesmo no software informático com recurso às imagens fornecidas pelo CBCT.
Se no nosso planeamento for possível fazer a colocação dos implantes dentários iremos agendar a cirurgia e fornecer a receita médica e indicações de cuidados e toma de medicação para esse dia.
Caso não seja possível a colocação imediata de um implante terão de ser realizados procedimentos de regeneração óssea. Para isso existem várias técnicas cirúrgicas pelo que terá de ser bem avaliado caso a caso qual a melhor opção a seguir e informar o paciente dos custos associados.
No dia da cirurgia a sala é preparada de forma asséptica para a realização da colocação dos implantes dentários e são assumidos protocolos rígidos de higiene como num bloco operatório.
Após a cirurgia são dadas indicações ao paciente e confirmação da respetiva medicação. A nossa assistente irá-se encarregar de verificar com o paciente nos dias seguintes a evolução dos sintomas pós cirúrgicos para que nos certifiquemos que tudo decorre dentro da normalidade.